Guga completa 45 anos nesta sexta-feira

Gustavo Kuerten é considerado o maior tenista brasileiro na história

por Vinícius Tomei sex, 10/09/2021 - 18:58
Instagram/@gugakuerten Instagram/@gugakuerten

Nesta sexta-feira (10), o maior tenista masculino da história do Brasil completa 45 anos. Gustavo Kuerten nasceu em 10 de setembro de 1976 e se tornou referência no esporte brasileiro e mundial.

Gustavo Kuerten iniciou a trajetória no tênis aos seis anos, por incentivo do seu falecido pai (Aldo Kuerten) - que era tenista amador e juiz de cadeira. Aos 14 anos de idade, Guga conheceu Larri Passos, Larri se tornou o treinador de Gustavo e o acompanhou durante 15 anos da sua carreira.

Em 1996, Gustavo Kuerten entrou de vez no cenário profissional do tênis e ajudou o time brasileiro a derrotar a Áustria na Copa Davis (Competição Mundial de Tênis). No ano seguinte, em 1997, Guga se tornou o melhor tênis brasileiro após vencer um torneio em simples do Grand Slam de Roland-Garros.

Apesar da despontada em sua carreira, o ano seguinte (1998) foi o pior de sua carreira como atleta. Ao vencer o torneio em 1997, Guga não estava nem nos 50 melhores jogadores do mundo, isso fez com que ele tivesse dificuldades para se adaptar ao novo patamar alcançado.

Em 1999, Guga chegou às fases finais das competições Masters de Indian Wells, Master de Hamburgo, Roland-Garros, Wimbledon, Máster de Cincinnati e US Open. Além disso, o brasileiro conquistou o título de Masters de Monte Carlo e de Masters de Roma. Nessa altura, Guga se tornava top 5 do mundo.

No início dos anos 2000 foram as principais jornadas da carreira de Guga. Em 2000, o brasileiro conquistou cinco títulos no total, mas o principal foi o bicampeonato do Grand Slam de Roland-Garros. Além disso, Guga alcançou, pela primeira vez, a liderança da Corrida dos Campeões (ranking de tenistas por meio de pontos).

No ano seguinte (2001), Guga se consolidou de vez na história do tênis. O brasileiro conquistou o tricampeonato do Grand Slam. Porém, no final do ano, o tenista teve problemas físicos e levou ele a fazer a primeira, de duas, cirurgias no quadril direito. A lesão o obrigou a se afastar do tênis por períodos longos.

Após a primeira lesão, Guga se viu limitado fisicamente e não conseguiu retornar ao auge de sua carreira como nos anos anteriores. Em 2004 pelo Roland-Garros, Guga venceu o então n° 1 do mundo Roger Federer, por 3 sets a 0. O brasileiro considera essa vitória como uma das mais marcantes de sua carreira, Roger Federer só voltaria a ser batido em 2013.

Em 2008, Guga anunciou a aposentadoria do tênis. O anúncio de sua aposentadoria teve repercussão mundial e o brasileiro decidiu parar após Roland-Garros daquele ano. O principal fator para a decisão do atleta foi as lesões que abreviaram sua carreira.

Após a aposentadoria, Guga recebeu diversas honrarias e homenagens. Entre elas estão o Troféu Philippe Chatrier, a maior honraria do tênis mundial; e o Hall da Fama do tênis. Além disso, o tenista foi tema da escola de samba Grande Rio, no carnaval de 2011.

COMENTÁRIOS dos leitores