Copa América: México surpreende e vence os EUA na estreia
México dominou boa parte do duelo e saiu de quadra com sua primeira vitória
A estreia dos americanos na Copa América de Basquete, nesta sexta-feira (2), no ginásio Geraldão, no Recife, foi no mínimo surpreendente. Quem esperava domínio dos EUA, viu um México melhor, que esteve à frente em todos os quartos do jogo e saiu de quadra vencedor por 73x67.
O primeiro quarto começou com a equipe americana em ritmo alto e abrindo de cara cinco pontos de vantagem, mas os erros individuais permitiram que os mexicanos passassem no placar e terminassem à frente: 15x14. Destaque para Norris Cole com cinco pontos.
As coisas não mudaram muito no segundo quarto e o equilíbrio entre as duas equipes foi mantido. Os Estados Unidos passaram a não errar tanto e acabaram empatando e virando o jogo. Mas o México correu atrás e terminou na frente, depois de converter sete pontos após roubadas de bolas. 36 x 35 para os mexicanos.
E o fato é que o México seguiu dominante no placar no terceiro quarto e chegou a abrir 10 pontos de vantagem. Mas os americanos reagiram na partida, empataram o jogo e trouxeram a decisão do duelo para o quarto derradeiro. O 3º quarto terminou 56 x 48 para os mexicanos.
Mas apesar de, em determinados momentos do 4º quarto, o time dos Estados Unidos ter encurtado o placar, a forte defesa mexicana acabou forçando alguns erros que deixaram o grande favorito em maus lençóis. Vitória do time mexicano por 73x67.
O cestinha do jogo foi o experiente armador Paul Stoll com 15 pontos. Jeremy Pargo, do time americano, foi o cestinha dos EUA com 14 pontos. Nos rebotes Garry Clark foi o reboteiro com 12 rebotes e no lado mexicano Fabian Jaimes fez 10.