Brasil vence e termina primeira fase da Americup com 100%

Seleção sofreu, mas venceu o Uruguai e terminou na liderança do grupo

por Luan Amaral seg, 05/09/2022 - 22:07
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Brasil venceu o Uruguai e terminou a primeira fase da Americup com 100% Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Se alguém esperava qualquer facilidade do Brasil contra o Uruguai na última rodada da primeira fase da Copa América de Basquete, nesta segunda-feira (5), no Geraldão, se enganou. Os uruguaios endureceram bastante o jogo e, com bom desempenho nas bolas de 3 no começo, chegaram a abrir 10 pontos. Mas a seleção brasileira deu mais uma mostra da sua força e, com apoio da torcida, virou o jogo no 3º quarto e não perdeu mais a liderança do placar. São três vitórias em três hogos e ponta na tabela do Grupo A.

O Brasil realmente começou mal o primeiro quarto de partida e desde os primeiros segundos esteve atrás do placar. O Uruguai abusou como pode da bola de 3, acertando 4 de sete tentativas e isso permitiu à equipe se manter à frente no placar, com uma vantagem de 10 pontos. A seleção brasileira esteve abaixo tanto nas bolas de fora como no retrospecto geral com apenas 43.8% de acerto. O quarto terminou 16 para o Brasil e 26 para o Uruguai. 

Mas no segundo quarto, as bolas de 3 do time uruguaio já não caíram mais e despencou para 5 de 17 tentadas. O Brasil, que melhorou nos acertos de 2 pontos passando para 60%, conseguiu, em determinado momento, derrubar a vantagem de 10 para um ponto. Porém a seleção passou por momentos de desconcentração com 9 perdas de posse de bola contra apenas dois do adversário e permitiu uma vantagem no placar por parte dos uruguaios de 8 pontos. O jogo foi para o intervalo 35 x 43.

As bolas de 3 voltaram a fazer a diferença no 3º quarto, mas desta vez para o lado brasileiro. Foram 4 arremessos certeiros e, com isso, o time passou à frente no placar pela primeira vez no jogo. Nos turnovers, o Brasil também melhorou e perdeu a posse de bola em duas ocasiões contra 4 dos uruguaios. O placar foi de 57 a 56.

O último quarto foi uma verdadeira batalha, mas com o Brasil conseguindo controlar o jogo e manter a distância no placar e terminou a primeira fase 100%. Resultado final: 76 x 66.

COMENTÁRIOS dos leitores