Nos pênaltis, Ceará bate o Sport e leva a Copa do Nordeste

Sport venceu no tempo normal, mas caiu nas penalidades

por Luan Amaral qua, 03/05/2023 - 23:39
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Ceará campeão da Copa do Nordeste 2023 Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Em um jogo quente, e digno de uma final, o Sport venceu o Ceará por 1x0 na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira (3), pela decisão da Copa do Nordeste. Mas o resultado não foi suficiente para o título ser resolvido no tempo normal e a decisão foi para os pênaltis.

Nas cobranças, os erros de Luciano Juba e Gabriel custaram a derrota para o Leão. O Ceará ainda desperdiçou um, mas converteu outros quatro e venceu por 4x2. Essa foi a terceira vez que o Vozão conquistou a competição. O Sport é vice pelo segundo ano consecutivo.

O Jogo

Desde os primeiros minutos, o Sport pressionou o adversário e a primeira chance veio de um erro do goleiro cearense, que Jorginho pegou a bola e mandou na trave. Depois, o time rubro-negro chegou em um contra-ataque com Love que finalizou em cima de Richard. O Ceará teve todas suas investidas neutralizadas. 

O Leão seguiu em cima, levando perigo nas transições e nas triangulações pelo lado do campo. E foi pelo lado esquerdo que Cariús apareceu e cruzou, a bola achou Juba que bateu forte e fez a Ilha explodir. O primeiro tempo não teve nenhum remate perigoso do Ceará e a vitória parcial do Sport foi mantida até o intervalo. 

Mal começou a segunda etapa e o Sport teve a primeira chance em boa trama envolvendo Jorginho e Juba, que chutou no goleiro. Mas, diferente do primeiro tempo, o Ceará chegava ao ataque.

Aos 18, após escanteio, a bola sobrou para Jean Carlos mandar por cima. Aos 24, o Sport acertou a trave duas vezes. Felipinho e Wanderson, que tinham acabado de entrar, quase ampliam. O jogo foi tomando ar de drama e já nos acréscimos Gabriel ficou com a sobra, acelerou, mas chutou por cima do gol. O jogo foi decidido nos pênaltis. 

Danilo converteu a primeira cobrança e Juba perdeu. Jean Carlos abriu vantagem para o Ceará e Love diminuiu. Castilho perdeu o chute e Sabino empatou para o Sport. Luvannor fez o dele para o 3x2 e Gabriel perdeu a batida para o Sport. Erick converteu o último e deu o título ao Vozão.

Ficha de jogo 

Competição: Copa do Nordeste 

Local: Ilha do Retiro (Recife)

Sport: Renan; Ewerthon, Thyere (Chico), Sabino, Igor Cárius (Felipinho); Ronaldo (Pedro), Fabinho, Jorginho (Gabriel Santos); Juba, Edinho (Wanderson) e Vagner Love. Téc: Enderson Moreira.

Ceará: Richard; Warley (Michel), Thiago Pagnussat, Luiz Otávio, Willian Formiga (Danilo Barcelos); Arthur Rezende (Jean Carlos), Richardson, Castilho; Erick, Janderson (Chay), Victor Gabriel (Luvannor)). Téc: Eduardo Barroca

Gol no tempo normal: Luciano Juba (SPO) 

Arbitragem: Denis Serafim 

Cartões amarelos: Erick, Danilo Barcelos e Richard (CEA); Igor Cárius (SPO) 

Público: 26.345

Renda: R$1.340.625

COMENTÁRIOS dos leitores