Fifa bane Rubiales por 3 anos após beijo forçado

Ex-presidente de federação espanhola deu beijo na boca de Jennifer Hermoso

seg, 30/10/2023 - 09:22
OSCAR DEL POZO / AFP Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) OSCAR DEL POZO / AFP

A Fifa baniu o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales por três anos após o dirigente beijar sem consentimento a jogadora Jennifer Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, em agosto deste ano.

O Comitê Disciplinar da entidade considerou nesta segunda-feira (30) que Rubiales, que renunciou poucas semanas após o episódio, é culpado de violar o artigo 13, aquele sobre a violação das regras de fair play, integridade e lealdade.

Rubiales já estava suspenso provisoriamente por 90 dias. Agora, sua desclassificação se aplica a todas as atividades nacionais e internacionais relacionadas ao futebol. Ele, no entanto, poderá recorrer da decisão.

No mês passado, o Ministério Público da Espanha chegou a formalizar uma denúncia de agressão sexual contra Rubiales em decorrência do beijo na boca forçado em Hermoso. O dirigente, porém, pediu desculpas pela atitude durante a cerimônia de premiação em Sydney, na Austrália, depois da final da Copa do Mundo feminina, a qual a Espanha venceu.

Ao longo da cerimônia, Rubiales distribuiu beijos no pódio, mas o episódio envolvendo Hermoso chamou atenção, pois o cartola abraçou a meia-campista do Pachuca, segurou seu rosto e a beijou na boca. A atleta, que foi titular na vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, disse em uma live pós-jogo no vestiário que "não gostou" da atitude de Rubiales.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores