Soso chega ao Sport enaltecendo a cultura pernambucana

Técnico citou Paulo Freire em sua coletiva de apresentação

por Felipe Holanda qui, 07/12/2023 - 13:18
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Mariano Soso, novo treinador do Sport Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Mesmo em sua primeira passagem pelo futebol brasileiro, Mariano Soso promete rápida adaptação ao Recife. O novo treinador do Sport, apresentado oficialmente nesta quinta-feira (7), na Ilha do Retiro, chega enaltecendo a cultura pernambucana e citando o recifense Paulo Freire, conhecido como o Patrono da Educação Brasileira.

“A cultura desse país (Brasil) esteve muito presente em minha infância. Nasci em uma casa onda minha mãe era uma educadora popular, uma alfabetizadora. E o nome de Paulo Freire sempre foi uma referência para mim. Por isso me sinto muito honrado em estar aqui e representar este clube em particular. Um futebol tão importante, com uma torcida apaixonada”, disse Soso, antes de revelar conversas com outros treinadores estrangeiros.

“Senti uma profunda felicidade em ser convocado pelo clube. Tive conversas anteriores sobre o Campeonato Brasileiro e tenho proximidade com o corpo técnico de Vojvoda (treinador do Fortaleza). Tivemos um intercâmbio também com o Sampaoli, que a mim, particularmente, me proporcionou muito em termos de conhecimento por sua experiência no Santos, no Atlético, e não só treinadores, mas analistas. Foi muito valioso ouvir opiniões para avaliar a proposta.”

Soso também revelou uma ansiedade para cursar português e, dessa forma, se comunicar melhor com a imprensa e com os próprios jogadores do elenco rubro-negro. Além disso, detalhou os motivos que o levaram a aceitar o desafio de debutar no futebol brasileiro.

“Gostaria de compartilhar com os presentes que estou muito ansioso para iniciar um curso intensivo de português. É um compromisso com a torcida e com os jogadores, me comprometo publicamente. Assim, será mais fácil de me comunicar com vocês (imprensa) e com os atletas”, prometeu.

O comandante, que defendeu clubes como San Lorenzo-ARG, Emelec-EQU-, Sporting Cristal-PER e Melgar-PER, seu último time, também enalteceu a grandeza do Leão da Praça da Bandeira. Segundo ele, será uma honra fazer do Sport ainda maior.

“Estou muito feliz de chegar ao clube de tanta história e muito honrado por desembarcar num futebol que historicamente deu muito ao mundo. Estou muito orgulho de iniciar um ciclo com muita expectativa. É um grande desafio, tenho uma profunda responsabilidade pela história do clube e não apenas dar continuidade, mas ampliar a história da equipe”, ponderou.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores