Moradores do Eldorado reclamam da falta de segurança

Condôminos tiveram seus apartamentos saqueados nos últimos dias

por Damares Romão ter, 18/06/2013 - 12:31
LeiaJá/Arquivo Pessoas teriam aproveitado a situação para roubar pertences LeiaJá/Arquivo

As 224 famílias do Conjunto Residencial Eldorado, no Arruda, continuam enfrentando dificuldades desde o dia 24 de maio, quando o bloco A1 apresentou rachaduras e foi imediatamente desocupado. Além de serem obrigados a deixar os lares onde muitos moram há 17 anos, vários moradores tiveram seus apartamentos saqueados nos últimos dias.

Eles reclamam da falta de segurança dos edifícios prometida pela Prefeitura do Recife (PCR). Devido à vulnerabilidade, pessoas desconhecidas teriam aproveitado a situação para roubar pertences dos condôminos, como portas, janelas e privadas. 

“Eu tive que ficar aqui até às 1h30 da madrugada da segunda (17) e presenciei duas mulheres tentando levar uma bacia sanitária. Sai daqui e a minha grade ainda estava no lugar, voltei e agora ela já não está mais”, afirmou o proprietário do apartamento 301, do bloco C1, Jeorge da Conceição.

A moradora do imóvel 104, do bloco C1, conta que mais de 20 pessoas invadiram o condomínio na noite anterior e saquearam as residências. Ela estava inconformada, pois contratou um profissional para retirar algumas grades e o homem foi impedido de realizar o trabalho. “Eu vim correndo quando soube que não poderia levar coisas que eu comprei com o meu dinheiro. Eu não posso tirar nada, mas tenho certeza que os bandidos vão levar”.

A doméstica realizou a mudança no último sábado (15) e lamenta ter que sair do local onde morou por 17 anos. “Meu apartamento é próprio, grande, com três quartos, dois banheiros, varanda. Agora aluguei um bem menor por R$ 1.300, na Rua das Moças, no Arruda”.

O prazo para desocupação total estipulado pela Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) foi encerrado neste domingo (17). Mas ontem, segundo a Secretaria Executiva de Controle Urbano, duas famílias permaneceram no local e, por isso, foram notificadas. Um dos condôminos alega que o imóvel para onde ele irá se mudar está em reforma. Eles receberam mais um dia para realizar a mudança.

Quanto à segurança, em nota a Sedec garantiu que uma viatura da Polícia Militar “está de forma permanente no Conjunto Residencial Eldorado desde que foi anunciada a necessidade de desocupação dos imóveis. A Sedec também está em contato com os órgãos de segurança do Estado a fim de preservar o isolamento da área”.

COMENTÁRIOS dos leitores