Hospital das Clínicas moderniza cirurgias

Unidade de saúde realiza novo tipo de procedimento para dores lombares

por Juliana Marques qua, 04/03/2015 - 16:24

Na última semana de fevereiro, um novo tipo de cirurgia para dores lombares foi realizada pela segunda vez no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O procedimento consiste no implante de um estimulador medular no canal vertebral conectado a uma bateria para emissão de pequenas descargas de intensidade regulável por meio de um controle remoto.

O procedimento foi coordenado pelo neurocirurgião Antônio Marco, e reduz as dores fortes na coluna de pacientes que já não conseguem a melhora por meio de medicamentos. “Sendo realizado em uma unidade pública, este método se torna mais acessível a um número maior de pacientes que não possuem condições de arcar com os custos desta cirurgia”, ressalta Antônio, através de nota divulgada pela assessoria.

Além desta, o hospital também vem realizando outras cirurgias com novas técnicas, menos invasivas e que permitem uma recuperação mais rápida. É o caso da endoscópica percutânea lombar, indicada para pacientes que sofrem com hérnia de disco e discopatias degenerativas. Ela é realizada através de uma cânula cirúrgica, que deixa uma cicatriz de aproximadamente dois centímetros.

O médico comentou dos benefícios do novo método “O paciente sente menos dor pós-operatória e as chances de infecção e os sangramentos durante a cirurgia são reduzidas. Isso significa que as probabilidades de complicações, durante e pós operação, diminuem”.

COMENTÁRIOS dos leitores