Será que tem trovão nessa noite? Fenômeno provocou 'medo'

Os clarões acompanhados de fortes estrondos tiraram o sono de muita gente em cidades pernambucanas

por Juliana Marques sex, 06/03/2015 - 17:40
Paulo Brandão/Creative Commons Paulo Brandão/Creative Commons

Entre 2h e 3h da madrugada desta sexta-feira (6), fortes estrondos incomodaram e assustaram moradores de cidades pernambucanas como Olinda, Recife e Paulista. O barulho surgiu logo após clarões se espalharem pelo céu.

A olindense Ananda Cavalcanti, de 19 anos, relata que os trovões atrapalharam na hora de dormir. “Os barulhos foram muito alto e o céu ficou muito claro em alguns momentos. Também tem meu cachorro que ficou assustado e latindo. Não me deixou dormir direito”, relata.

Para Renata Lopes, 21, que mora em Paulista, mais do que incômoda, foi uma noite de pânico. Ela conta que precisou falar com o namorado para se acalmar. “Eu não pensava que um trovão poderia ser tão alto, e lembrei logo do que aconteceu em Piedade”, referindo-se ao tufão que ocorreu no último domingo (1). Veja o vídeo.

Psicólogo do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagens (CPPL), Miguel Gomes explica que é compreensivo o sentimento de medo em casos como este, já que é uma situação que pode oferecer perigo. Mas adverte que a desproporcionalidade pode caracterizar uma fobia. “Num caso desses, a fobia seria quando apenas a lembrança provoca um grau de pavor tão grande que impossibilita a pessoa de fazer alguma coisa”, explica o médico.

Segundo ele, viver uma experiência traumática pode acarretar isso. “Por exemplo, uma pessoa que esteve sob a mira de uma arma numa sala muito iluminada. A luz do relâmpago cria esse tipo de associação”. Quando a situação chega neste nível, o ideal é procurar ajuda médica. Análise e psicoterapia podem ajudar em casos que o medo fica extremo.

Novos raios?

Segundo a assessoria da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o ocorrido desta madrugada causou tanto transtorno por não ser recorrente nas áreas litorâneas. Trata-se de um fenômeno que acontece quando duas massas de ar - forte ciclônico de altos níveis e distúrbio ondulatório de leste – se juntam, causando a forte incidência de chuvas e raios. Embora seja bastante comum em algumas áreas, principalmente no Sertão, causa estranhamento e medo para quem não é acostumado. 

Questionada sobre a ocorrência de novos relâmpagos e trovões na noite desta sexta-feira (6), a Apac afirma que a probabilidade é pequena. Mas apesar disto, devido a um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) ainda há um alerta de chuva, principalmente nos municípios da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife (RMR).

COMENTÁRIOS dos leitores