Túnel da Abolição tem entrega adiada mais uma vez

Segundo a Secretaria das Cidades, não há previsão de inauguração do equipamento

por Damares Romão qui, 12/03/2015 - 16:28
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A entrega do Túnel da Abolição, localizado no cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Avenida Caxangá, não vai mais ocorrer neste domingo (15) como havia prometido a Secretaria das Cidades. A liberação do tráfego foi adiada e sem data prevista de inauguração, segundo informou a assessoria de comunicação da pasta.

No início da manhã desta quinta-feira (12), o governador Paulo Câmara esteve no Túnel para vistoriar a obra. Constatando não ser possível liberar a via até o final de semana, o gestor estadual solicitou um prazo maior, "considerando que o tempo estabelecido foi insuficiente para os ajustes finais".

“O governador Paulo Câmara acatou o adiamento. Paralelamente à conclusão desses ajustes, a comissão técnica estará realizando, de forma preventiva, testes complementares, comuns em obras desse porte. A obra caminha bem, inclusive, nas últimas chuvas, não foi verificado nenhum problema”, explica o secretário executivo de Mobilidade, Marcelo Bruto.

O Túnel da Abolição, que recebeu investimento de R$ 16 milhões, faz parte do corredor Leste-Oeste e é uma das principais rotas para chegar até a Arena Pernambuco, em Camaragibe. Com obras iniciadas em 2013, a proposta era entregar o equipamento antes da Copa do Mundo, em maio do ano passado. Desde então, o projeto passou por vários atrasos.

Projeto - O equipamento fica localizado no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. A proposta é otimizar o trânsito em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica. A circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livre e sem interrupções na Rua Real da Torre, e mais duas no prolongamento da Avenida Caxangá.

Atualmente, a capacidade viária total do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, somando os fluxos de todas as aproximações, estima-se em 4.620 carros por hora. A capacidade viária da interseção passará para, aproximadamente, 8.250 veículos por hora quando o túnel for entregue.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores