Condenados dois acusados por crime de homofobia

Este é o primeiro caso de homicídio por homofobia registrado pela Polícia em Pernambuco

por Juliana Marques qua, 17/06/2015 - 20:10

Terminou nesta quarta-feira (17) o julgamento do primeiro caso confirmado de crime por homofobia em Pernambuco. Os dois acusados de matar o homossexual José Ricardo Pereira da Silva a pauladas no bairro de Jardim São Paulo, Augusto César Rodrigues, de 26 anos, e Windson Flávio de Melo, 25, foram condenados a 18 anos. O júri acatou por completo a acusação, de homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, meios cruéis e impossibilidade de defesa.

De acordo com o promotor do caso, Antônio Arroxelas, o julgamento terminou antes do tempo previsto por não ter havido necessidade de réplicas. "A defesa teve dificuldade porque as provas contra os réus eram muito fortes", explica o promotor. Ficou comprovado que as os presidiários que testemunharam contra os dois rapazes estavam certos ao afirmar que eles teriam assumido o crime na prisão.

Homofobia no Brasil e em Pernambuco - Segundo a Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Pernambuco, o índice de homicídios reportados pela imprensa, uma vez que não há registro oficial do órgão, reduziu nos últimos cinco anos. Em 2012 foram contabilizadas 34 mortes. Já no ano de 2014 o número chegou a 22 e até o mês de maio deste ano há 12 registros.

Mesmo com a perspectiva positiva, Pernambuco foi o local onde ocorreu o maior número de mortes de pessoas LGBT, segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB) realizado em 2013. Ao todo foram identificados 312 assassinatos. Sendo mortes e suicídios de gays, travestis, lésbicas e transexuais brasileiros vítimas de homofobia e transfobia. Sendo 34 em Pernambuco, 29 em São Paulo, 25 em Minas Gerais e - empatados em quarto lugar - Bahia e Rio, com 20 mortes.

COMENTÁRIOS dos leitores