Para recifenses, Deus é a salvação da crise econômica

Pesquisa aponta Deus/Jesus como maior esperança da população recifense, seguido dos políticos, Dilma e o povo

por Jorge Cosme qua, 24/02/2016 - 06:00
IPMN/Divulgação Para a maioria, só Jesus salva o Brasil da crise IPMN/Divulgação

Para a maior parcela dos Recifenses, a salvação da crise econômica do país é Deus ou Jesus. O estudo do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) também aponta que, para a população da capital pernambucana, os grandes culpados pela atual situação são tanto a presidente Dilma Rousseff quanto os políticos em geral.

Deus ou Jesus representam a salvação da crise para 22% dos entrevistados que acreditam haver crise econômica no Brasil, seguidos dos políticos (16,6%), Dilma (10,7%) e o povo/população (8,7%). Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB) também aparecem na lista, ambos com 1,1%.

Para o coordenador da pesquisa, o cientista político Adriano Oliveira, o resultado revela uma baixa credibilidade da classe política. “Eu não saberia dizer se eles votaram em Deus por indignação ou ironia, mas eles optam por não citar pessoas, mostrando essa baixa credibilidade política”, afirma.

Tal desestímulo também é visualizado em outro dado da pesquisa. Quando perguntados de quem é a culpa da atual crise econômica, 42,2% responderam que era tanto de Dilma Rousseff quanto dos políticos, enquanto 25,4% disseram que era só da presidente e 26,7%, que era algo exclusivo dos políticos. “Para eles, a crise não está apenas no colo de Dilma Rousseff”, destaca Oliveira.

COMENTÁRIOS dos leitores