Belo Monte faz teste e começa a gerar energia em março
Primeira turbina, de um total de 18, foi testada pela equipe da hidrelétrica após enchimento de reservatório
O teste inicial para observação e ajuste do funcionamento da primeira turbina, de um total de 18, na usina de Belo Monte foi realizado nesta quarta-feira (17). O enchimento de dois reservatórios com a água do rio Xingu possibilitou o giro da unidade geradora com potência de 611,11 Megawatts (MW). A máquina faz parte da casa de força principal.
Executivos, diretores, gerentes, funcionários e colaboradores da Norte Energia estiveram presentes no acionamento. “É um momento marcante que envolve todas as áreas técnicas da usina. Em pouco menos de um mês, estaremos gerando energia comercialmente nas duas casas de força do empreendimento”, declarou o presidente da Norte Energia, Duílio Diniz de Figueiredo.
À margem do rio Xingu, na região de Altamira, no Pará, o complexo das 18 turbinas possui capacidade para gerar 11.000 MW e inclui também a barragem do Sítio Pimental, uma casa de força complementar, com capacidade de geração de mais 233, 1 MW.
Já no dia 14, a Norte Energia havia aberto as comportas que levam água para movimentar e distribuir a unidade, operação preliminar e fundamental para realizar o giro.