Polícia prende quadrilha que vendia combustível "batizado"

Suspeitos estariam comprando e revendendo álcool etílico sem nota fiscal, utilizando empresas fantasmas

por Jorge Cosme qui, 03/03/2016 - 11:09
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Combustível estava fora dos padrões da ANP Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

A Polícia Civil desencadeou, nesta quinta-feira (3), a Operação intitulada "Avaxi", contra suspeitos investigados de participarem da compra e revenda de álcool etílico combustível sem nota fiscal e em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A ação ocorre no Recife, Vitória de Santo Antão e Bezerros, no Agreste, e em Ribeirão e Escada, na Mata Sul de Pernambuco.

A operação dá cumprimento a 37 mandados judiciais, sendo 14 de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão. Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes contra a ordem econômica, de associação criminosa e falsidade ideológica. Eles também podem ser responsabilizados por sonegação fiscal após fiscalização a ser realizada pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE). Os investigados utilizariam empresas fantasmas para operar o esquema fraudulento.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em maio de 2015, sendo presididas pela Delegada de Polícia Wedyja de Andrade e Silva, da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária. A operação conta com 176 policiais civis entre delegados, agentes e escrivães, 16 policiais militares e 52 auditores da SEFAZ-PE. O resultado detalhado da Operação Avaxi será apresentado na próxima sexta-feira (4).

COMENTÁRIOS dos leitores