Governo fica sem fornecer leite às mães com HIV positivo

Problema já foi solucionado e o contrato com a empresa fornecedora suspenso

por Jorge Cosme qua, 09/03/2016 - 11:41

O Governo de Pernambuco deixou de fornecer leite às lactantes com HIV positivo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a situação já foi regularizada.

A assessoria da SES informou que o fato ocorreu devido ao atraso na entrega pela empresa fornecedora. “Uma nova licitação já está sendo realizada para que uma nova empresa passe a fornecer o leite”, diz a secretaria em nota. Foram adquiridas cinco mil latas para distribuição nos meses de março e abril. 

O ambulatório de Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias infantil (DIP- Infantil) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz passou a receber doações de leite para atenuar o problema. “Não recebíamos leite, porque o governo normalmente dá, mas ficamos preocupados”, diz a coordenadora de infectologia pediátrica da unidade de saúde, Ângela Rocha. 

As mães que têm HIV podem passar o vírus para seu bebê durante a gravidez, no parto, ou através da amamentação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em média, são distribuídas 3,3 mil latas de leite por mês.    

COMENTÁRIOS dos leitores