Iranianos hackearam quase 50 bancos nos EUA

Grupo é acusado de ter entrado também no sistema informático que controla a represa Bowman Dam

qui, 24/03/2016 - 15:59
Michael Bocchieri Ataques online por hackers são uma ameaça crescente para a estabilidade do sistema financeiro dos Estados Unidos, segundo um relatório elaborado por um painel de alto nível do governo lançado nesta terça-feira Michael Bocchieri

Os Estados Unidos acusaram sete iranianos por hackearem quase 50 bancos e o sistema informático que controla uma represa americana, em ações vinculadas ao regime de Teerã, ocorridas entre 2011 e 2013.

Hamid Firoozi conseguiu entrar várias vezes no sistema informático que controla a represa Bowman Dam, perto de Nova York, entre agosto e setembro de 2013, o que lhe permitiu obter informações sobre o funcionamento da instalação, disseram os promotores em uma acusação formal.

"Lançamos hoje uma acusação contra sete supostos experientes hackers funcionários de empresas de segurança informática que trabalham em nome do governo iraniano, incluindo para a Guarda Revolucionária", declarou a secretária de Justiça, Loretta Lynch.

Os sete iranianos foram acusados de hackear quase 50 bancos nos Estados Unidos, segundo a ata de acusação consultada pela AFP.

"Estes ataques eram constantes, sistemáticos e amplos", ressaltou Lynch, em uma coletiva de imprensa em Washington.

Os ataques começaram em dezembro de 2011 e se intensificaram em setembro de 2012 e maio de 2013, durante uma campanha que afetou o acesso a contas bancárias de milhares de clientes e resultou na perda de milhões de dólares, de acordo com a acusação.

Bank of America, J.P. Morgan Chase, Citibank e HSBC foram alguns dos bancos afetados pelos ataques informáticos.

COMENTÁRIOS dos leitores