Grande número de partos superlota maternidade

Mulher entrou em trabalho de parto na recepção da unidade

por Naiane Nascimento qui, 07/04/2016 - 20:05
Reprodução/Google Maps Maternidade registrou quase o dobro de casos nesta quinta Reprodução/Google Maps

Esta quinta-feira (7) foi um dia de alto índice de partos na Maternidade Barros Lima, localizada no bairro de Casa Amarela, Zona Norte. Esta foi a declaração emitida pela direção da unidade. Inclusive, devido ao grande movimento, uma paciente entrou em trabalho de parto na recepção do hospital.

De acordo com os números registrados pela maternidade, o dia de hoje apresentou quase o dobro de mulheres puérperas (que deram à  luz) em comparação ao habitual. Apesar da grande quantidade de partos, a direção da unidade afirma que o plantão funcionava com a equipe completa de profissionais, sendo três médicos obstetras. 

A superlotação na Barros Lima ocasionou, inclusive, o fato de uma paciente, moradora do município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, entrar em trabalho de parto na recepção da maternidade. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a gestante deu à luz no bloco cirúrgico e ambos passam bem. 

Nos últimos dez anos, a diminuição da oferta dos serviços da rede materno-infantil em outros municípios vem acarretando a superlotação dos serviços da capital. Os números dão conta que 30% das mulheres internadas nas maternidades do Recife são de outras cidades da Região Metropolitana e também do interior. 

A Secretaria afirma que a inauguração do Hospital da Mulher deve ampliar a capacidade de atendimento às grávidas que precisam de atendimento. Com inauguração marcada para maio, a unidade deverá realizar 500 partos e 250 cirurgias por mês.    

LeiaJá também 

--> Falta vacina antirrábica em Pernambuco

COMENTÁRIOS dos leitores