Aeroporto de Guarulhos adota tecnologia de 1º mundo
Empresa que administra infraestrutura implementa sistema inteligente de estacionamento de aeronaves presente nos aeroportos mais movimentados do mundo
A GRU Airport, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, pretende acabar com a função dos balizadores, ou sinalizadores de pista. Até o final de 2016, a empresa espera ter implantado e em funcionamento um sistema de monitoramento eletrônico que já opera nos aeroportos mais movimentados no mundo, casos do Heathrow em Londres, Charles de Gaulle em Paris, e JFK, em Nova York.
O sistema tem o nome de VDGS (sigla em inglês para Visual Docking Guidance System, ou Sistema de Docagem Visual Guiada, em tradução livre) e utiliza sensores de reconhecimento do posicionamento da aeronave. Assim que o piloto inicia a manobra de estacionamento da aeronave, um painel luminoso indica o que deve ser feito para acomodar o avião na vaga corretamente. Pelo método antigo, o funcionário da doca era acionado e coordenava as manobras diretamente do solo, sinalizando com bastões laranja a direção e a parada total do aparelho.
De acordo com a GRU, este novo implemento tecnológico não ameaça o emprego dos 116 trabalhadores treinados para a função, uma vez que essa não é a principal atribuição dos funcionários. Eles continuarão exercendo suas tarefas de fiscalização de pátio, manutenção da estrutura das docas e fiscalização de áreas restritas. A empresa também declarou que, caso a tecnologia falhe, é necessário ter funcionários treinados para substituí-la temporariamente. Ao todo, 106 equipamentos já estão operando e oito ainda entrarão em funcionamento, totalizando 114.