Corredor Leste-Oeste do BRT terá mais sete sinais sonoros

Equipamentos serão implantados nos dois lados da via que liga o subúrbio ao centro do Recife

por Naiane Nascimento qui, 25/08/2016 - 15:32
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Sinais sonoros auxiliam na segurança do pedestre Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

A partir do próximo sábado (27), o Recife ganhará mais sete sinais sonoros ao longo do Corredor Leste-Oeste do BRT, somando ao todo 56 equipamentos do tipo em todo o município. Essa medida auxilia na segurança dos pedestres, principalmente os deficientes visuais. 

Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os aparelhos, que emitem um sinal sonoro quando o semáforo está verde para os pedestres, serão implantados em seis semáforos (nos dois sentidos da via), distribuídos em três estações do BRT. São elas: Estação BRT Praça do Derby, Estação BRT Forte do Arraial (próximo ao Parque de Exposições do Cordeiro) e Estação BRT Parque do Cordeiro, as duas últimas localizadas na Avenida Caxangá. Além desses locais, esse tipo de equipamento será colocado entre a Rua Benfica e a Estrada dos Remédios. 

Junto a esses semáforos, outros cinco dispositivos sonoros que já estão em funcionamento ao longo do Corredor Leste-Oeste do BRT, implantados no cruzamentos da Avenida Conde da Boa Vista com as ruas da Aurora, Soledade, Gervásio Pires, Hospício e Sete de Setembro. 

Confira a localização dos novos equipamentos:

- Semáforo 275 - Avenida Caxangá / Estação BRT Parque do Cordeiro (Cid/ Sub)

- Semáforo 606- Avenida Canxagá / Estação BRT Parque do Cordeiro (Sub/ Cid)

- Semáforo 267- Avenida Caxangá/ Estação BRT Estrada do Forte (Cid/ Sub)

- Semáforo 268-  Avenida Caxangá/ Estação BRT Estrada do Forte (Sub/ Cid)

- Semáforo 051- Rua Benfica / Estrada dos Remédios

- Semáforo 516- Praça do Derby/ Estação BRT Derby (Sub/Cid)

- Semáforo 522- Praça do Derby/ Estação BRT Derby (Cid/ Sub)

Outras medidas

De acordo com a CTTU, entre os anos de 2012 e 2015, a implantação de algumas medidas reduziu em cerca de 30% do número de vítimas fatais no trânsito do Recife. Algumas ações que propiciaram essa diminuição, de acordo com o órgão foi a implantação de 77 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, de refletores de LED em faixas de pedestres, o trabalho dos 348 orientadores de trânsito, a pintura de cerca de 4 mil faixas de pedestres e a implantação de 6 mil placas de sinalização vertical.

COMENTÁRIOS dos leitores