Salvador tem 'Dia D' contra a Febre Amarela

1,2 milhão de soteropolitanos ainda não se vacinaram e 57 pontos serão instalados em áreas de grande circulação para facilitar o acesso

por Scila Brito sex, 23/02/2018 - 18:56
Rovena Rosa / Agência Brasil Rovena Rosa / Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará neste sábado (24), o 'Dia D' na capital baiana para mobilizar as pessoas a se vacinarem contra a Febre Amarela. Para facilitar o acesso à imunização, além das unidades de saúde, mais 57 pontos serão instalados em áreas com grande circulação de pessoas como hipermercados e shoppings. A ação é a partir das 8h às 17h e tem o objetivo de ampliar a cobertura da imunização em Salvador.

Além da capital, mais 8 municípios no interior do estado também farão a ação do 'Dia D'. A campanha vai até 9 de março e 1,2 milhão de soteropolitanos ainda não se vacinaram contra a doença. A dose fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a Febre Amarela.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima de 60 anos, mulheres que amamentam crianças até 6 meses, gestantes, pacientes que em tratamentos de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em todos estes casos, a orientação é de que pessoas nesses casos procurem um procurem um médico para avaliar o benefício e o risco de vacinação.

Macacos capturados

Desde o início de 2018 até essa quarta-feira (21), 107 macacos já foram capturados em Salvador para fazer exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Os primeiros dez materiais analisados descartaram a presença do vírus da febre amarela, as outras 97 amostras seguem sob análise. Em 2017, 13 macacos foram confirmados com febre amarela na capital.



COMENTÁRIOS dos leitores