Ar-condicionado de viatura da PM ficará ligado até as 17h

Nova determinação diz que ar-condicionado deve ser desligado no turno da noite. Essa orientação faz parte de um conjunto de medidas para diminuir o consumo de combustível da corporação

sex, 13/04/2018 - 11:26
Divulgação/Governo de Pernambuco/Arquivo O texto determina também que a viatura seja desligada se for ficar parada em uma ocorrência por mais do que dois minutos Divulgação/Governo de Pernambuco/Arquivo

Os batalhões da Polícia Militar receberam orientações para economia de combustível. De acordo com a Diretoria de Apoio Logístico, há um crescimento no consumo de combustível na corporação.

A última determinação da lista chama a atenção: "Permitir o uso do ar-condicionado nas viaturas operacionais apenas no turno diurno, das 7h00 às 17h00". Ou seja, o policial terá que andar de vidros baixos durante toda a noite e madrugada.

O texto recomenda também que a viatura seja desligada se for ficar parada em uma ocorrência por mais do que dois minutos, exceto quando a segurança ficar comprometida. O ar-condicionado ainda deverá ser desligado quando o veículo estiver no Ponto de Estacionamento ou resolvendo uma ocorrência. Confira as determinações:

1. O abastecimento deve levar em conta a localização do posto, pois dependendo da distância o mais barato pode se tornar caro. Se a OME tiver que andar 15 km para economizar R$0,10 por litro, provavelmente terá gasto todo o “lucro” no caminho;

2. O motorista deve acionar o acelerador de forma suave. Quanto mais for acionado o acelerador maior é a quantidade de combustível que se envia para o motor; 3. Não acelerar a viatura para passar no sinal amarelo, para evitar ser o primeiro no sinal fechado, economiza-se combustível e evita acidentes;

4. Não pisar demais no freio. Além de gastar a pastilha de forma desnecessária, todo o esforço para atingir a velocidade é perdida. Pé leve no freio e no acelerador;

5. Observar o conta-giros. Trocar marchas antes ou depois da hora, gasta mais combustível, o ideal é entre 2500 e 3000 rpm (rotações por minuto);

6. Não acelerar a viatura antes de desligá-la. Danifica o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho;

7. Quando atingir a velocidade desejada, alivie o pé. O acelerador só deve ser acionado para manter a velocidade;

8. Aumentar o número de Pontos de Estacionamento (PE), permanecendo assim a viatura por um maior tempo desligada;

9. Desligar a viatura se for ficar parada em uma ocorrência por mais do que dois minutos, exceto quando a segurança ficar comprometida;

10. O motorista deve evitar andar com a viatura na reserva! Além de correr o risco de parar no meio do serviço, o pouco combustível força a bomba de combustível (que irá queimar com o tempo) e a bomba forçada puxa mais combustível, o que aumenta o consumo;

11. Manter os pneus sempre calibrados, pois ajuda no desempenho da viatura. Já pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível;

12. Desligar o ar condicionado, quando a viatura estiver no Ponto de Estacionamento ou resolvendo uma ocorrência;

13. Não descansar o pé nos pedais, ainda que leve, o pé sobre o pedal do freio irá diminuir a velocidade do carro e no da embreagem provocará desgaste prematuro do Sistema;

14. Não ficar acelerando a viatura quando o sinal estiver perto de abrir;

15. Ligar a viatura com todos os equipamentos e luzes desligados;

16. Permitir o uso do ar-condicionado nas viaturas operacionais apenas no turno diurno, das 07h00 às 17h00. 

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