Cegonheiros voltam às ruas e realizam nova carreata

Durante o protesto, sindicato da categoria diz que governo do estado descumpre programa de incentivo à indústria automotiva

por Eduarda Esteves ter, 24/04/2018 - 14:35

Cerca de 20 cegonheiros realizam mais uma carreata no Recife nesta terça-feira (24). O grupo iniciou a manifestação nas imediações do Centro de Convenções de Olinda e se deslocará até Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A volta às ruas é para chamar atenção pelo não cumprimento do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto).

Por volta das 13h30, os cegonheiros chegaram ao Centro do Recife e seguiram com o "buzinaço" rumo ao bairro de Prazeres. O Prodeauto dá isenção de 95% de impostos a toda montadora de veículos que se instale no Estado. A ideia é fomentar investimentos no setor automotivo mediante a concessão de incentivos fiscais na área do ICMS.

De acordo com o  Sindicato dos Cegonheiros de Pernambuco (Sintraveic-PE), a empresa Fiat não cumpre o acordo feito a gestão estadual e os motoristas pernambucanos não estão sendo beneficiados. "Se o estado ofereceu e oferece inúmeros benefícios e incentivos para a montadora, a mesma é obrigada a cumprir o acordo", pontua trecho de nota encaminhada à imprensa pela categoria.

O protesto teve início em julho de 2017 com as carretas ocupando a área central do Recife contra o “cartel dos cegonheiros”. "Após ações ajuizadas pela Prefeitura e o Governo do Estado foram para a orla de Boa Viagem e Jaboatão, onde mais uma vez perseguidos para que se calassem e deixassem de falar para a sociedade pernambucana sobre o que tem acontecido no estado. Tiveram outra ação judicial e foram para as imediações da Fábrica da Jeep na cidade de Goiana, onde permanecem acampados de forma ininterrupta esses 265 dias".

No dia 12 de março deste ano, o governador Paulo Câmara (PSB) recebeu no Palácio do Campo das princesas, juntamente com o chefe da casa civil Nilton Motta e o procurador-geral do Estado, Antônio César Caúla Reis, o presidente do Sintraveic-Pe, Milton Freitas, o advogado Héracles Marconi Góis, o secretário João Luiz Vaz Pimentel e o deputado federal Pastor Eurico (PEN).

No encontro, a gestão pernambucana pediu um prazo de dez dias para solucionar o conflito. "Sabemos que o Governo teve um encontro em Brasília com representantes da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), contudo, o prazo pedido que era de dez dias, hoje já passa dos 30 dias sem solução", em outro trecho da nota. 

Embed:

As carreatas serão realizadas ao longo da semana em todo o estado. 

Terça-feira (24) Recife

Quarta-feira (25) Jaboatão

Quinta-feira (26) Gravatá e Bezerros

Sexta-feira (27) Caruaru

Segunda-feira (30) Garanhuns

Terça-feira (01/05) Surubim

Quarta-feira (02/05) Carpina

COMENTÁRIOS dos leitores