SP cria sistema para gerenciar comércio de gás natural

Ferramenta está prevista para começar a ser utilizada em janeiro de 2019

por Nataly Simões qui, 17/05/2018 - 17:11

O governo do estado de São Paulo desenvolveu um sistema digital para controlar trocas operacionais de gás natural em todo o Brasil. Com a ferramenta será possível conciliar notas fiscais emitidas pelos operadores do mercado e apurar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos contribuintes aos estados.

Segundo informações do governo do estado, a ferramenta está prevista para começar a ser utilizada em janeiro de 2019, e também permitirá minimizar o percurso do produto na rede de transportes, proporcionando um melhor aproveitamento da infraestrutura, redução de tarifas e aumento da capacidade operacional.

O secretário de Estado de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, afirmou que o novo sistema irá contribuir de forma decisiva para a expansão do gás natural no país.

O governo ressaltou que o estado de São Paulo possui o maior mercado de gás natural do país e responde por 34% do consumo nacional. Dados da Secretaria Estadual de Energia e Mineração apontam que o consumo interno em 2017 foi de 13,5 muilhões de m³ por dia. Desse volume, 81% foram consumidos pela indústria paulista.

COMENTÁRIOS dos leitores