Começam testes para levar água do São Francisco ao Agreste

No mês de agosto, as águas do Velho Chico deverão chegar em São Caetano, depois de ter atendido Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó

sab, 07/07/2018 - 15:36
Divulgação/Compesa O Sistema Adutor do Moxotó é a primeira ligação do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com a região do Agreste pernambucano Divulgação/Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começou na quinta-feira (5) a fase de testes com água no Sistema Adutor do Moxotó. O empreendimento é a primeira ligação do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com a região do Agreste pernambucano.

A previsão é que no final do mês de julho seja iniciada a pré-operação da adutora, com 70 quilômetros de extensão, indo da captação de água da Transposição na Barragem do Moxotó, localizada em Sertânia, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde.

Segundo a Compesa, as águas do Rio São Francisco devem chegar em Arcoverde até o final deste mês. Em seguida, já começará a ser testado o trecho até Tacaimbó pela Adutora do Agreste.

No mês de agosto, as águas do Velho Chico deverão chegar em São Caetano, depois de ter atendido Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim e Tacaimbó. A Compesa garante que a obra só será interrompida caso o Governo Federal não repasse os R$ 68 milhões pactuados.

COMENTÁRIOS dos leitores