Funase estuda oferecer atendimento odontológico a internos
Projeto é uma parceria com a Faculdade de Odontologia do Recife. Adolescentes seriam transportados semanalmente aos consultórios da FOR para consulta
Representantes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) se reuniram para discutir uma possível parceria para adolescentes encarcerados. A ideia é viabilizar atendimentos odontológicos para os jovens das unidades da Funase do Recife como parte das atividades de extensão dos alunos da faculdade. Como contrapartida, os universitários poderiam fazer estágios na área de odontologia durante o atendimento de triagem do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, local de entrada do sistema socioeducativo para quem é da Região Metropolitana do Recife (RMR) e parte do Interior.
O projeto prevê que inicialmente seriam contemplados socioeducandos de quatro Centros de Atendimento Socioeducativo (Case): Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Santa Luzia (Recife). Os adolescentes seriam transportados, semanalmente, das unidades para os consultórios da FOR, que fica no bairro de Santo Amaro, no centro do Recife. Dez vagas devem ser ofertadas no início, ficando liberada quando um paciente receber alta.
No Cenip Recife, os alunos da FOR é que iriam até a unidade para auxiliar no atendimento odontológico que já é realizado sempre que um novo adolescente chega para internação provisória. Além disso, a proposta é que sejam promovidas palestras sobre saúde bucal.
A FOR é mantida pela Fundação Odontológica Presidente Castello Branco (FOPCB), fundada há 47 anos. A faculdade conta com 35 professores, 130 alunos e tem as ações de responsabilidade social como uma de suas marcas ao longo de seus 17 anos de existência.