Bombardeio contra ônibus deixa mortos e feridos no Iêmen

39 pessoas morreram e 51 ficaram feridas; coalizão árabe divulgou que rebeldes dispararam um míssil

por Nataly Simões qui, 09/08/2018 - 14:38

Um bombardeio contra um ônibus que transportava crianças na província de Saadam, no noroeste do Iêmen, deixou dezenas de mortos e feridos. A TV Al-Masirah, controlada pelos líderes rebeldes houthis, divulgou que 39 pessoas morreram e 51 ficaram feridas.

A coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita afirmou em comunicado que os rebeldes dispararam um míssil e classificou o ataque como uma “operação militar legítima”.

O chefe da Cruz Vermelha no país, Johannes Bruwer, informou em sua conta no Twitter que a maioria das vítimas são menores de dez anos de idade. "Dezenas de mortos, mais feridos, a maioria com menos de dez anos. A Cruz Vermelha está enviando suprimentos adicionais para os hospitais para lidar com o problema", diz a publicação.

O Iêmen enfrenta uma guerra civil que já deixou pelo menos 10 mil mortos desde o início de 2015. De um lado da guerra estão os houthis, rebeldes xiitas apoiados pelo Irã, e do outro lado, a Arábia Saudita lidera uma aliança com o apoio dos Estados Unidos para conter o avanço dos rebeldes. As tribos sunitas, a Al-Qaeda e o Estado Islâmico também estão envolvidos no conflito.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), diversas violações de direitos humanos vêm sendo observadas no país e a situação humanitária está piorando rapidamente. Entre os abusos estão o bombardeiro de hospitais, escolas e casas e o recrutamento de crianças-soldado.

COMENTÁRIOS dos leitores