São Paulo inicia vacinação de cães e gatos contra raiva
Todos os animais com mais de três meses, exceto os doentes, devem ser imunizados até o dia 2 de setembro
A campanha de vacinação contra raiva para cães e gatos começou hoje (20) na cidade de São Paulo. A imunização é gratuita e ocorrerá em mais de 1.900 postos que funcionarão das 10h às 16h até o dia 2 de setembro.
Todos os cães e gatos com mais de três meses devem ser vacinados, exceto os que estão doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os cães devem ser levados com coleira e guia e os gatos em caixas de transporte, já que são mais assustados e podem fugir ou causar acidentes. A focinheira é obrigatória no caso de animais bravos.
A pasta recomenda que fêmeas prenhas e cadelas no cio sejam imunizadas fora do período em que ocorre a campanha, devido ao risco no transporte e para evitar transtornos nos locais de vacinação.
A raiva pode ser transmitida pela mordida, lambida ou arranhões de cães, gatos e outros mamíferos, como morcegos infectados. Segundo a administração municipal, a adesão da população à campanha é importante para a prevenção e controle da doença.
Serviço:
Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos
Data: de 20 de agosto a 2 de setembro de 2018
Horário de funcionamento dos postos: das 10h às 16h
A relação completa dos postos de imunização pode ser consultada no site da prefeitura ou pelo telefone 156.