Círio começa mais tarde. Berlinda sai da Sé às 7 horas.

Diretoria da Festa espera alcançar mais fiéis para o Círio com a mudança de horário. No ano passado, procissão começou às 6h30.

qui, 11/10/2018 - 11:06

A Igreja da Sé se prepara para mais um Círio de Nazaré. No próximo domingo, 14, será realizada a 226ª edição da grande festa católica dos paraenses. A procissão sai da Catedral Metropolitana, a Sé, no bairro da Cidade Velha, e segue até a Basílica Santuário, em Nazaré.

A Sé é conhecida como igreja-mãe para os católicos e impressiona com sua arquitetura imponente de estilo neoclássico e barrocoA Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vai para a Sé na noite anterior ao Círio, durante a procissão da Trasladação.

A celebração requer preparo e dedicação de todos os envolvidos. “A Igreja prepara os funcionários, agentes das pastorais, guardas, ministros da eucaristia. Uma preparação bem organizada, para servir bem, fazer nosso trabalho e nos colocar a serviço da Igreja. Nós nos preocupamos com o número das eucaristias, das hóstias para a comunhão, ofertório, com a arrumação do palco, onde é feito o altar central, decoração e organização geral”, informou o padre Roberto Carvalli, da Igreja da Sé.

O padre disse também que este ano a Catedral está com duas novidades: a primeira é a ampliação do Espaço Ronaldo, destinado para cadeirantes e deficientes, que foi criado devido à história de um Guarda de Nazaré que não tem mais movimento da cintura para baixo. A criação desse espaço proporciona mais conforto e inclusão dos fiéis. A segunda novidade é que a saída da Imagem Peregrina vai ser às 7 horas, meia hora mais tarde do que no ano anterior. A Diretoria da Festa espera alcançar mais fiéis para o Círio com essa mudança.

Cleunice Carvalho é catequista da Sé e falou sobre seu amor e devoção por Nossa Senhora de Nazaré. “O meu envolvimento  com o Círio de Nazaré é desde o seu início até seu fim. É uma relação de amor e carinho com a mãe do céu. Espero muita paz para o Círio deste ano”, contou.

Por Débora Barbosa, Ana Victória Botelho, Jennifer Rodrigues, Letícia Aleixo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores