Homem ofende e se recusa a voar ao lado de mulher negra

Um passageiro registrou a situação em vídeo e compartilhou nas redes sociais

por Jameson Ramos seg, 22/10/2018 - 11:03
Reprodução/Facebook/ David Lawrence Ao fim da situação, o idoso consegue voar sem a presença da mulher Reprodução/Facebook/ David Lawrence

Uma idosa negra, de 77 anos, foi humilhada por um passageiro em voo de baixo custo, que seguia de Barcelona para Londres, realizado pela companhia aérea Ryanair. O ataque ocorreu na última sexta-feira (19). Um passageiro registrou a situação em vídeo e compartilhou nas redes sociais. "Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida", falou o homem contra a idosa que estava sentada ao seu lado.

No flagra da ação racista, que já foi visto por quase cinco milhões de pessoas no Facebook, o homem, que também é um idoso, insulta a mulher várias vezes e ameaça "empurrá-la" para outro lugar. A filha da passageira ofendida estava no avião e tentou intervir na situação.

Em resposta, o homem desfere: "não me importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair". O passageiro que estava sentado atrás da mulher negra tenta amenizar a situação e o idoso, mais uma vez, fala coisas racistas: "Eu vou continuar por quanto tempo eu quiser com essa negra feia e desgraçada".

Ao site The Huffington Post, a filha da vítima disse que a discussão começou porque sua mãe tem artrite e demorou para se levantar da poltrona para que o homem sentasse na janela. A filha viajava de férias com a mãe para marcar o aniversário de um ano de morte do marido da idosa.

"Sei que se eu ou qualquer outra pessoa negra estivesse se comportando como ele, teriam chamado a polícia e nos colocado para fora do avião", disse a filha ao The Huffington Post.

Um comissário da companhia também tentou apaziguar a situação e pediu para que o agressor não fosse tão grosseiro e que ele se acalmasse. O rapaz responsável pela filmagem, identificado como David Lawrence, disse à BBC que não houve reação da maioria dos passageiros e que "ninguém disse nada".

Embed:

Antes do fim do vídeo, é possível ver que a mulher foi trocada de lugar e o homem continuou em seu assento. A companhia Ryanair disse à BBC: "operamos diretrizes rígidas para passageiros que causam confusão e não vamos tolerar comportamentos indisciplinados como esse".

A empresa aérea disse ainda que vai levar o assunto adiante e um "comportamento abusivo ou que cause transtorno como esse fará com que passageiros sejam proibidos de viajar", acrescentou.

A polícia britânica de Essex (condado da Inglaterra situado no sudeste do Reino Unido), onde fica localizado o Aeroporto de Stansted, destino do voo, está conduzindo a investigação.

COMENTÁRIOS dos leitores