Círio das Crianças tem homenagens e renovação da fé

Famílias participaram, no domingo (21), de mais uma romaria das festividades em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, em Belém

ter, 23/10/2018 - 21:10

Na manhã do domingo (21) foi celebrado o Círio das Crianças, iniciado com missa na Praça Santuário, em Belém. Houve homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, e muitas manifestações de devoção e fé.

Mães, pais, filhos, tios e avós, famílias e grupos de comunidades católicas participaram da 28ª romaria das crianças, que faz parte da programação dos 15 dias de homenagem à Virgem de Nazaré. A procissão saiu da Praça Santuário, onde está localizada a Basílica de Nazaré, e percorreu as ruas próximas.

Havia muitas crianças vestidas de anjos e camisas com a imagem de Nossa Senhora. José Rodolfo Marques, de 12 anos, foi com a mãe e com a comunidade católica de que participa para fazer um pedido à Nossa Senhora de Nazaré. “O Círio das Crianças é importante porque a Nossa Senhora já realizou muitos sonhos para muitas pessoas. Eu e minha mãe e as outras crianças viemos participar para pedir graças, louvores e eu vim pedir que ela possa ajudar minha mãe a fazer a nossa casa para vivermos com alegria e amor”, disse José.

Ângela Cordeiro, membro de uma comunidade que realiza atividades em uma paróquia de Mosqueiro, distrito de Belém, destacou a importância de se preparar a criança para a catequese. “Esse momento é muito importante. Preparar a criança não só para a parte religiosa e catequética, mas sim para se tonar um bom cidadão, porque a religião hoje ajuda e ensina princípios na vida da criança e ajuda a viver melhor essa fase e a conviver com seus familiares”, disse Ângela.

Rose Almeida tem uma relação muito forte com a religião. Para ela, o Círio é um momento de muita emoção e fé. Este ano, ela levou a filha vestida de anjo para agradecer a uma graça alcançada. “Estou pagando uma promessa que fiz pela minha filha que estava doente e internada e conseguimos alcançar. Fico muito emocionada em falar nisso”, afirmou. Rose acredita que a criança deve participar da religião desde cedo e que todos devem respeitar as demais religiões.

O Círio das Crianças é realizado desde a década de 1990 e a cada ano o número de romeiros aumenta. Para acompanhar a romaria, as crianças devem estar hidratadas e alimentadas. Também aos pais cabe a missão de acompanhar os filhos com atenção, sem se descuidar da segurança, diz o coordenador da guarda da Cruz Vermelha no dia do Círio das Crianças, Paulo Henrique de Castro. “A preocupação maior é com as crianças e com os responsáveis por conta do sol e talvez a má alimentação que alguns possam ter em alguns casos. A Cruz Vermelha procura orientar para que não haja nenhuma eventualidade, mas se houver nós estamos preparados para atender com profissionais da saúde”, relatou Paulo de Castro.   

Na procissão, a imagem peregrina é levada no carro da romaria das crianças e é acompanhada por outros quatro carros ornamentados com imagens de anjos. Este ano houve um trio elétrico com o objetivo de animar as crianças.

Por Natalia Lavoura.

COMENTÁRIOS dos leitores