Deputada indígena receberá prêmio da ONU

Joênia Wapichana (Rede – RO) ganhará o Prêmio das Nações Unidas de Direitos Humanos

por Beatriz Gouvêa ter, 30/10/2018 - 18:14

A deputada federal eleita por Roraima, Joênia Wapichana (Rede – RO), receberá o Prêmio das Nações Unidas de Direitos Humanos. Joênia é a primeira indígena eleita para o cargo no país.

Entre pessoas e organizações que já ganharam o prêmio, estão o ativista político norte-americano Martin Luther King, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, além das organizações Anistia Internacional e Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

A entrega do prêmio ocorrerá em dezembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York, como parte das comemorações do Dia dos Direitos Humanos.

Joênia foi a primeira mulher indígena a se tornar advogada no Brasil, atuou na demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, além de trabalhar no departamento jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e na defesa de direitos de índios à posse de suas terras na Região Norte do Brasil. Além disso, ela foi a primeira presidente da Comissão de Direitos dos Povos indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), criada em 2013.

COMENTÁRIOS dos leitores