Vendas no varejo brasileiro têm pior setembro em 18 anos

Maior queda no índice de vendas foi registrada nos setores de combustíveis e lubrificantes, materiais de construção e supermercados

por Nataly Simões ter, 13/11/2018 - 15:56

As vendas no varejo brasileiro recuaram 1,3% em setembro e o setor registrou seu pior desempenho para o mês em 18 anos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13).

O resultado negativo em setembro representa uma perda de ritmo, depois que as vendas subiram 2% no mês anterior. A média de vendas no terceiro trimestre, encerrado em setembro, também caiu de 0,5% para 0,1%.

Na comparação com setembro de 2017, houve estabilidade no percentual de vendas, com uma variação positiva de 0,1%. Nos últimos 12 meses encerrados também em setembro, o comércio varejista acumulou um crescimento de vendas de 2,8%, enquanto no ano fechado em agosto, a alta havia sido de 3,3%.

A maior queda foi registrada nas vendas de combustíveis e lubrificantes, que caíram 2% em setembro, seguida por materiais de construção, com recuo de 1,7%, e supermercados, com queda de 1,2%. Tiveram resultados positivos no volume de vendas os setores de móveis e eletrodomésticos, com alta de 2%, e tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 0,6%.

O desempenho negativo em relação a agosto foi registrado em 16 dos 27 estados brasileiros. A maior retração foi na Paraíba, de -6,4%, e em Minas Gerais, de -3,1%. Já entre os 11 estados que tiveram aumento no volume de vendas, se destacam Rondônia, com 8,4%, Tocantins, com 2,9%, e Acre, com 2,1%.

COMENTÁRIOS dos leitores