Motoristas de aplicativo protestam no Recife

Categoria diz que está sendo multada irregularmente no Aeroporto Internacional do Recife

sex, 07/12/2018 - 12:15
Reprodução Veículos foram estacionados na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul Reprodução

Motoristas de aplicativos de transporte privado, como Uber e 99Pop, realizam um protesto na manhã desta sexta-feira (7) na Avenida Mascarenhas de Moraes, Zona Sul do Recife. Eles alegam que agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estão multando irregularmente motoristas de aplicativo no terminal do Aeroporto Internacional do Recife.

Os participantes do protesto estacionaram os veículos nas proximidades do aeroporto. “O que a gente quer é que se cumpra a lei, que seja instalado ponto de embarque e desembarque no aeroporto conforme manda a legislação municipal”, diz Thiago Silva, representante dos motoristas de aplicativo. Por conta do ato, o trânsito ficou lento no local.

Segundo a CTTU, não existe qualquer tipo de perseguição a motoristas de aplicativo na cidade. Em relação ao registro de infrações, a CTTU afirma que atua conforme a legislação presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os veículos estacionados irregularmente ou em fila dupla estão passíveis de notificação. Caso não concorde com a aplicação de penalidade, a autarquia destaca, o condutor tem direito de recorrer à infração, programando o dia de apresentar o recurso para defesa por meio do site da CTTU.

A CTTU reforça ainda que a Lei 18.528/18, sancionada em 21 de novembro, que regulamentou o transporte de passageiros por aplicativos no Recife, prevê um prazo de 120 dias para que sejam realizadas as determinações previstas na publicação. Neste prazo, a autarquia publicará um edital de credenciamento para que seja possível receber das empresas operadoras os respectivos motoristas registrados.

COMENTÁRIOS dos leitores