Carroceiros voltam a protestar na Prefeitura do Recife

Categoria é contrária à lei que proíbe carroças puxadas a cavalo, burro e outros animais

seg, 17/12/2018 - 12:35
Jameson Ramos/LeiaJáImagens Grupo se concentra em frente à prefeitura Jameson Ramos/LeiaJáImagens

Carroceiros do Recife voltam a protestar em frente à prefeitura na manhã desta segunda-feira (17). Eles são contrários à lei que proíbe transportes de tração animal. Um protesto havia sido realizado no último dia 27 de novembro. A lei já foi sancionada em 2013 pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), mas nunca regulamentada e aplicada. 

Os manifestantes chegaram a parar em frente à Câmara de Vereadores, o que resultou em um grande congestionamento na área central da cidade. Em seguida, eles seguiram para a sede da prefeitura.

A categoria alega não ser contrária à regulamentação, mas sim à proibição. Marcos Batista, um dos representantes, sugere fiscalização dos carroceiros e emplacamento, o que evitaria, segundo ele, adolescentes e crianças guiando carroças, veículos na contramão e maus tratos.  "O prefeito Geraldo Julio não está pensando nos carroceiros e assim, sem dar suporte à categoria, vai acabar gerando desemprego, porque a maioria não tem estudo", opina.

A lei da tração animal voltou à pauta após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinar a regulamentação. Para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o projeto é benéfico para a proteção dos animais e dos cidadãos. O texto prevê um programa gradual da retirada dos veículos de tração animal e inserção dos carroceiros em programas de assistência e social.

Procurada, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife informou que uma reunião ocorrerá nesta manhã com a participação de uma comissão de carroceiros e a Secretaria de Governo. Não há previsão para o fim do protesto.

Com informações de Jameson Ramos

COMENTÁRIOS dos leitores