Deputado de direita é espancado na Alemanha

A polícia e a promotoria acreditam que o ataque foi motivado pelo cargo político ocupado pela vítima

por Victor Gouveia ter, 08/01/2019 - 13:05
Michael Kappeler/DPA/AP Após ficar inconsciente, Magnitz foi encaminhado a um hospital local Michael Kappeler/DPA/AP

O presidente regional do partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), foi atacado nesta segunda-feira (7), no estado de Bremen, localizada no Norte do país. De acordo com o partido, Frank Magnitz foi atacado por um grupo de pessoas encapuzadas. Após ficar desacordado, e em consequência dos ferimentos graves, ele foi encaminhado a um hospital local.

Os demais partidos alemães se pronunciaram, destacando que nada justifica a violência. Um dos líderes do Partido Verde, Cem Özdemir, declarou que "quem combate o ódio com ódio permite que, ao final, sempre vença o ódio". Já o ministro do Exterior Heiko Mass, afirmou que "a violência jamais deve ser um meio de debate político. Não importa contra quem, nem os motivos". A polícia e a promotoria seguem a linha de investigação a partir do princípio de que o ataque foi motivado por conta do cargo político que a vítima ocupava.

Na semana passada, a AfD já havia sido alvo de ataques. Em Döbeln, um escritório foi explodido, resultando na prisão de três suspeitos, que depois foram liberados. No fim de semana, a casa de um parlamentar em Meppen foi pichada, e em Berlim, tinta foi jogada contra um escritório do partido.

COMENTÁRIOS dos leitores