Doria anuncia busca por comprador para fábrica da Ford

Governo do estado de São Paulo se reuniu com o presidente da montadora na América do Sul para discutir o futuro da sede da empresa em São Bernardo do Campo

por Nataly Simões qui, 21/02/2019 - 14:20
Reprodução: Twitter Fechamento da montadora no ABC paulista levaria à demissão de 2,8 mil funcionários Reprodução: Twitter

Após o anúncio realizado na última terça-feira (19) do fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, o governador do estado, João Doria, esteve hoje (21) com o presidente da montadora na América do Sul, Lyle Watters, e afirmou que vai buscar um comprador para a fábrica, como medida para não demitir os 2,8 mil empregados da sede.

De acordo com Doria, caso não seja encontrado um comprador, a fábrica deverá ser fechada ainda em 2019. "Não há preocupação imediata dos funcionários da Ford, na perda de seus empregos. Vai continuar normalmente. Ao longo desse período, o governo vai ajudar a Ford a encontrar um comprador para o parque fabril para que ali possam permanecer os trabalhadores, ainda que com uma nova marca assumindo o parque industrial", afirmou.

"Até o final deste ano os empregos estão assegurados, mas vamos, de forma célere, buscar um potencial comprador para as instalações da Ford em São Bernardo do Campo", acrescentou.

O governador tucano garantiu ainda que a fábrica da montadora localizada no Tatuapé, onde há 1,6 mil funcionários, e as sedes de Tatuí, com 270 empregados, e de Barueri, com 170 empregados, não serão afetadas. Segundo Doria, também serão mantidos os trabalhadores do centro administrativo da Forde no ABC paulista.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), afirmou em comunicado que foi surpreendido com a notícia sobre o fechamento da fábrica na cidade , e que a medida traria um impacto na arrecadação para o município de R$ 4 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviços) por ano e de R$ 14,5 milhões em transferência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

 

COMENTÁRIOS dos leitores