Dores na coluna vertebral não escolhem idade

Jovens, adultos e idosos estão sujeitos ao problema. Sobrecarga, tensão, ausência de exercícios e postura incorreta são fatores determinantes para o agravamento dos quadros.

qua, 06/03/2019 - 11:26
Internet Problemas comuns que causam dores de coluna Internet

A coluna vertebral sustenta o corpo e tem o papel fundamental para os movimentos, mas basta alguma coisa estar fora do lugar que logo aparece uma dor. Independente de idade, os problemas podem surgir.

Para o fisioterapeuta Anderson Marcelino, é necessário ter muito cuidado com os movimentos da coluna. Os principais problemas que ocorrem, segundo ele, são a artrose e a lordose. “Tensão na musculatura, hábitos de vida, sobrecarga na coluna, tudo isso pode influenciar em posturas diferentes e possivelmente acarretar dores. Em qualquer idade já se pode ter problema na coluna, mas os idosos são o maior público”, disse o fisioterapeuta.

As dores nas costas têm sido responsáveis pela grande ocorrência de visitas aos consultórios médicos. Trata-se de uma queixa comum tanto entre o público mais jovem quanto para as pessoas de idade mais avançada. Isso ocorre principalmente com os estudantes, que carregam muito peso em mochilas nos dias de aula, e com as donas de casa, devido a suas atividades intensas.

Na grande maioria dos casos, as dores acarretam mudanças no estilo de vida do paciente, com redução de movimentos e atividades, o que compromete, significativamente, a qualidade de vida do indivíduo.

Os problemas afetam grande parte da população. Embora sejam desagradáveis, é algo já esperado. Isso porque muitas pessoas não adotam uma postura correta.

A jovem Helen Cardoso, 20 anos, já teve problemas na coluna e passou por sessões de fisioterapia e tratamento. Ela ainda sente dores fortes na lombar quando carrega objetos pesados. “Em 2016, machuquei a coluna dançando quadrilha e fui levada urgentemente ao hospital. Então fui aconselhada pelo médico para ficar em repouso e além disso tomei remédios para aliviar a dor. Mas eu desobedeci e piorei. Fui parar na urgência e foi quando recebi o seguinte diagnóstico de que estava com desvio na coluna e passei por tratamento”, afirmou.

 A artrose é uma doença crônica em que há perda da cartilagem articular e degeneração dos ossos que fazem parte da articulação. Ocorre principalmente nos dedos das mãos e nos joelhos, mas também no quadril e na coluna vertebral. A dor da artrose pode piorar com o frio. O diagnóstico adequado permite a indicação de algumas medidas que podem reduzir a progressão da artrose e amenizar os sintomas.

O tratamento inclui medidas não farmacológicas (repouso, perda de peso, fisioterapia, uso de talas ortopédicas, uso de sapatos amortecidos e ortopédicos), medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios), injeção local e, em alguns casos, cirurgia. As formas de tratamento dependem do comprometimento de cada pessoa, da intensidade da dor e da rigidez da articulação atingida.

A  lordose é o nome que se dá à curvatura excessiva na coluna espinhal. Diferentemente de outras curvas, é uma curvatura para dentro. Há também as curvaturas cifóticas, em que as curvas são projetadas para fora da caixa torácica, e as curvas escolióticas, que se referem a uma curvatura lateral da espinha. 

O tratamento conservador inclui técnicas de fisioterapia, como a RPG – Reeducação Postural Globalizada –, exercícios de alongamento e para fortalecer a musculatura e estimulação elétrica. Órteses, como  palmilhas e coletes ortopédicos, podem ser úteis para deter a progressão da curva e, na medida do possível, manter ossos e articulações na posição adequada.

Dicas para evitar problemas na coluna

Por Jennifer Lais.

COMENTÁRIOS dos leitores