Maré alta inunda complexo do Ver-o-Peso, em Belém

Fenômeno das águas de março prejudica o comércio e atrapalha o trânsito na região central da capital paraense

qua, 20/03/2019 - 15:55

No final da manhã desta quarta-feira (20), a feira do Ver-o-Peso e ruas próximas, em Belém, ficaram alagadas por causa da maré alta. O fenômeno ocorre todos os anos, durante o mês de março, e afeta o comércio e o trânsito no local.

O feirante Edivan Andrade cobrou as ações da prefeitura para evitar o alagamento. “Em primeiro lugar, isso é a natureza. Mas está certo que para encher aqui deve ter bastante lixo e a gente colabora com isso também", falou. “A prefeitura bem que podia ajeitar os buracos, que estão profundos.” 

Também questionado sobre as vendas nesse período, Edivan disse que os fregueses vão todos embora. "Venda, agora, só amanhã.”

O comerciante Flávio Silva destacou que há mais de 20 anos convive com o problema. "É a natureza, não tem como evitar, todo ano a gente passa por isso", disse. “A única coisa que prefeitura poderia fazer é limpar os bueiros e isso ela está deixando de fazer. Ela só alerta que vai ter maré alta pra gente ter cuidado com as mercadorias, pra evitar ter prejuízo. Ficamos à mercê da situação. A gente tem que fazer pela gente, não pode esperar muita coisa da prefeitura, até porque ela não auxilia a gente em quase nada”, assinalou. Flávio afirmou, ainda, que “no horário de maré alta não tem como o freguês chegar com a gente”.

O turista Irio Sales, de Brasília, pela primeira vez em Belém, disse que ficou surpreso com o fenômeno da maré. "Tenho a impressão que está faltando investimento governamental pra resolver isso”, afirmou. “Não é agradável para o turista, isso tem um reflexo negativo para o turismo. Cada um que vem e conhece isso aqui vai divulgar, vai ser um disseminador dessa informação, então isso traz o lado negativo. Eu estou surpreso e não me agradou ver isso aqui.”

Por Filipe Bispo.

LeiaJá também:

Chuva provoca alagamentos e transtornos em Belém

COMENTÁRIOS dos leitores