Em vídeo, evangélico associa estátua de Oxóssi ao diabo

Obra homenageia a Mãe Stella de Oxossi, morta em dezembro passado, aos 93 anos, em Salvador

qua, 10/04/2019 - 13:50

Poucas horas após a instalação da estátua em homenagem a Mãe Stella de Oxossi, inaugurada na terça-feira (9), em uma avenida de Salvador, um jovem evangélico condenou a escultura e é acusado por internaudas de intolerância religiosa.

O homem chamado Diogo Nobre postou em sua rede social um vídeo de pouco mais de quatro minutos em que ele aparece na frente da escultura criticando a instalação na via que também leva o nome da Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, a avenida Mãe Stella de Oxóssi, que liga a avenida Luís Viana Filho (Paralela) à orla de Stella Maris.

Diogo começa o vídeo dizendo que passava pela região e observou que percebeu quando funcionários da Prefeitura de Salvador finalizavam a montagem de obra. "Deus queria que o povo mudasse o seu comportamento, mas o povo continou a edificar obras de ouro e prata. A bíblia diz que aqueles que adoram a imagem se tornam semelhantes a eles", falou. 

Ele continua a gravação falando sobre suas 'visões da verdade na terra'. "Existe uma entidade chamada de Tranca Rua. E o senhor ministrou meu coração que aqui foram feitos sacrifícios para travar o caminho das pessoas. Eu estava buscando a presença de Deus e consegui sentir a ira de Deus. Ele estava dizendo 'eu vou balançar a cidade de Salvador, vou balançar as lideranças de Salvador'".

O homem destaca entre palavras religiosas que a obra não deveria existir. "O diabo e o reino das trevas acha espaço para isso aqui. Eu creio que o sangue de Jesus está sendo derramado por essa região", disse. 

Pouco tempo depois da publicação, muitos internautas ficaram revoltadas com o vídeo e entidades da sociedade civil de Salvador já prometem acionar a Justiça para que as medidas cabíveis contra intolerância religiosa sejam tomadas. 

"O vídeo já foi enviado para Ministério Público e as providências serão tomadas. Peço a vocês que evitem agressões verbais contra o rapaz do vídeo para que nós não perca o nosso ônus (SIC). A mitologia africana não tem nada baseado na mitologia protestante. São religiões adversas onde cabe cada um respeitar. Deus é um só independente da língua ou dialetos", reposndeu o internauta Denilson Moreira na publicação.

Em outro comentário, Lucas Vinícius declarou que a gravação nada mais é que preconceito e ódio "É uma incitação velada! O que um cara vai fazer perto do monumentos dedicado a uma outra religião senão for afrontar? Você escutou o que ele disse? Ele citou o nome de Maria Stela no início do vídeo e no final orou para que não tenha acidentes, falando inclusive em Tranca Rua, o video dele despertou comentários de odio. Ou seja você não percebeu isso porque é conivente e comunga do mesmo ódio. Você, ele e todos os outros serão levados ao Ministério Público para responder processo", publicou.

Confira a postagem:

Embed:

Mãe Stella morreu em dezembro do ano passado, aos 93 anos, após ficar internada no Hospital Incar, em Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiano, por causa de uma infecção. A Ialorixá dizia que só poderia ser feliz se estivesse perto do orixá Oxóssi, a quem, segundo o povo de santo, pertencia sua cabeça. 

Oxóssi é um dos principais orixás do candomblé, ligado à natureza e responsável por prover as refeições de todos, além de ser um forte guerreiro e grande sábio. Oxóssi, que é caçador, carrega um arco e flecha.

A escultura foi idealizada pela prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FMG), em memória da religiosa. Com 8,50 metros de altura, a obra, de autoria do escultor Tatti Moreno, traz a figura do Orixá Oxóssi, com 6,50 m, e a da Iyalorixá com 2 m. 

COMENTÁRIOS dos leitores