Assaltos a ônibus crescem 9% em São Paulo
Zona Sul é a região que concentra o maior número de crimes; celulares estão entre os principais alvos dos criminosos
A cidade de São Paulo registrou 318 assaltos a ônibus em 2018, cerca de 27 por mês, o que corresponde a um aumento de 9% na comparação com 2017, quando foram contabilizados 291 assaltos, uma média de 24 por mês. Os dados são da SPTrans.
Somente de janeiro a março deste ano, foram registrados 45 assaltos a ônibus na capital, sendo que a Zona Sul é a região que concentra o maior número de crimes.
De acordo com a Polícia Militar, os celulares estão entre os principais alvos dos assaltantes. Na segunda-feira (15), um homem identificado como Itamar Viana Justino foi preso por suspeita de aliciar dependentes químicos para roubar celulares em ônibus na Zona Sul em troca de dívidas com drogas.
Segundo a investigação, Justino era o mandante de uma organização criminosa que roubou cerca de mil celulares nos últimos 10 meses. Os criminosos ofereciam empréstimos para usuários de drogas e exigiam que eles assaltassem os coletivos para pagar as dívidas.
Ainda de acordo com a PM, os celulares de maior valor eram levados para uma assistência técnica no Jardim Ângela, também na Zona Sul, onde o dono Rogério Nunes da Silva também foi preso.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por sua vez, informou que a polícia tem intensificado o policiamento e que faz uma operação na região de Santo Amaro para prender assaltantes de carros e ônibus.