Mortes de ciclistas em São Paulo aumentam e batem recorde

Número de óbitos registrados entre janeiro e março é o maior desde o início do levantamento feito pelo Governo do Estado

por Nataly Simões ter, 23/04/2019 - 15:15
Marcelo Camargo / Agência Brasil Mortes de ciclistas puxaram para cima o total de óbitos registrados em acidentes de trânsito na capital paulista Marcelo Camargo / Agência Brasil

A cidade de São Paulo registrou no primeiro trimestre deste ano 16 mortes de ciclistas em acidentes de trânsito, de acordo com o levantamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga), banco de dados do Governo do Estado.

O número representa um aumento de 220% em relação ao mesmo período de 2018, quando houve o registro de cinco óbitos, e é o maior desde o início do levantamento histórica, em 2015.

Os óbitos de ciclistas puxaram para cima o total de mortes registradas em acidentes de trânsito na capital paulista. Entre janeiro e março de 2019, foram contabilizados 208 casos, contra 202 no mesmo período do ano passado. Uma alta de 2,9%.

A Prefeitura de SP informou em comunicado que realiza análise constante dos acidentes e que a população precisa se conscientizar sobre a necessidade de respeita as leis de trânsito.

Segundo a gestão municipal, São Paulo possui 498,3 quilômetros de malha cicloviária permanente e 122,2 quilômetros de ciclofaixas de lazer, que são abertas aos domingos e feriados. Um levantamento da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), divulgado em dezembro de 2018, no entanto, mostra que 40% das ciclovias e ciclofaixas da capital apresentavam problemas de manutenção.

Até 2020, de acordo com a prefeitura, R$ 325,7 milhões serão investidos na construção de 173,3 quilômetros de ciclovias e na reforma de outros 310,6 quilômetros.

COMENTÁRIOS dos leitores