Operação fecha 500 boxes de contrabando em SP
Quatro estabelecimentos foram lacrados pela prefeitura no Brás
Deflagrada nesta terça-feira (14), uma nova etapa da Operação Comércio Legal apreendeu itens de vestuário e fechou quatro estabelecimentos na Rua João Teodoro, no bairro do Brás, região central da capital paulista.
De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), os locais onde foi feita a apreensão eram compostos por mais de 500 boxes (pequenas lojas). Dos quatro imóveis lacrados pela prefeitura, apenas um possui alvará de funcionamento.
Apesar de a Prefeitura garantir que os funcionários dos boxes receberão atendimento social por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o delegado Wagner Carrasco, titular da 1ª Delegacia de Investigações Sobre Propriedade Imaterial (Antipirataria), ressalta que todas as pessoas que forem identificadas como sendo responsáveis pelos boxes devem responder criminalmente.
Implementadas em novembro de 2018, as ações da operação já retiraram cerca de mil toneladas de itens contrabandeados dos “shoppings da pirataria”. A última ação da Operação Comércio Legal, em um shopping da Rua Barão de Duprat, no Centro, acabou com a apreensão de 1,5 milhão de relógios estipulados em cerca de R$ 150 milhões.
Segundo a GCM, esta fase da operação deve durar mais um ou dois dias e contará com o apoio da Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).