LeiaJá é o grande vencedor do Prêmio Urbana de Jornalismo

O trabalho “Patrimônio afetivo, história ferroviária padece na RMR” ficou em primeiro lugar entre todas as categorias

qua, 22/05/2019 - 22:51
Eduarda Esteves/LeiaJá Eduarda Esteves/LeiaJá

O LeiaJá foi o grande vencedor da 15ª edição do Prêmio Urbana de Jornalismo, que reconhece as melhores reportagens de Pernambuco sobre transporte público e mobilidade urbana. O trabalho “Patrimônio afetivo, história ferroviária padece na RMR” ficou em primeiro lugar entre todas as categorias.

Os vencedores foram anunciados na noite desta terça-feira (22), em uma cerimônia realizada no Recife. Esta é a segunda vez consecutiva que o LeiaJá conquista o Urbana. Nesta edição, 38 trabalhos concorreram nas modalidades Jornalismo Impresso – Matéria Especial; Jornalismo Impresso – Série de Reportagem; Estudante; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Telejornalismo e Jornalismo Online.

O conteúdo é de autoria da repórter especial Marília Parente e retrata a realidade de estruturas do patrimônio ferroviário de Pernambuco, fundamentais na formação urbana das cidades onde estão localizadas. As estruturas estão abandonadas, em uma situação precária que entristece as pessoas que viveram o período.

“Duas conquistas importantes e dignas do bom trabalho que o núcleo de reportagens especiais do LeiaJá vem fazendo. Produzimos um material importante para entender como as cidades da RMR se constituíram", declarou Marília Parente.

O designer João de Lima exaltou a conquista. “Fico muito em presenciar esta vitória da reportagem de Marília Parente. Vejo esse material como um serviço de extrema importância para a sociedade, principalmente por abordar uma área por vezes esquecida do todo que é o transporte urbano”, comentou.

O repórter fotográfico Júlio Gomes comemorou a vitória e destacou o trabalho do LeiaJáImagens. “Eu contei a história de uma situação de abandono. Inacreditável chegar em uma estação em Jaboatão dos Guararapes em ruínas”, acrescentou Gomes.

No ano passado, o LeiaJá também venceu o Prêmio Urbana de Jornalismo na categoria “Online”. Na ocasião, o portal foi reconhecido por meio do especial “Um passeio para guardar na memória”, que retrata a história do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Em 2019, nosso portal também conquisto o Grande Prêmio MPT de Jornalismo, com o especial “Trabalhador - Herança escravista, pobreza e irregularidades”.

Confira a reportagem premiada: Patrimônio afetivo, história ferroviária padece na RMR

COMENTÁRIOS dos leitores