Saiba como auxiliar moradores em situação de rua

Coordenadoria de Pronto Atendimento Social de SP funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pelo 156

por Alex Dinarte sex, 24/05/2019 - 13:18

As temperaturas devem cair consideravelmente nos próximos dias em São Paulo. Como se não fossem poucas as dificuldades de ter que viver sem um lar, muitos moradores de rua enfrentam mais este desafio para tentar sobreviver ao inverno. Apesar da boa vontade de muitas pessoas que procuram auxiliar levantando doações, como a entrega de sopas, cobertores e agasalhos pelas ruas, também é possível ajudar de outras maneiras.

A Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS) da Prefeitura de São Paulo pode ser acionada pelo telefone 156 e funciona 24 horas por dia. Quem for solicitar o serviço da Prefeitura para auxiliar cidadãos em situação de rua não tem a obrigação de identificar-se, entretanto é de extrema importância que informe o nome do logradouro e o número aproximado no qual a pessoa esteja. Características físicas da pessoa e pontos de referência também são considerações relevantes para a localização mais precisa do morador de rua.

As próprias pessoas em situação de rua podem, espontaneamente, procurar os serviços de acolhimento, conhecidos como albergues. Mesmo que o local já esteja lotado, o morador de rua será atendido e, estando protegido do frio, deve aguardar a abertura de uma vaga na rede de acolhimento da cidade. Não há burocracia, apenas o preenchimento de um cadastro simples com os dados básicos do cidadão.

A iniciativa vai até 20 de setembro e ganha reforço sempre que as temperaturas chegam aos 13 graus. Nos Centros de Acolhida, as pessoas em situação de rua tem acesso a camas, cobertores, travesseiros, banho, jantar, café da manhã e recebem o atendimento da assistência social da Prefeitura.

COMENTÁRIOS dos leitores