Saiba se prevenir para estação mais fria do ano

Ambientes fechados possuem maior concentração de vírus e bactérias que facilitam a transmissão de doenças

por Daiane Crema sex, 24/05/2019 - 16:46

Está chegando a época mais fria do ano, o inverno. Na estação, as pessoas costumam ficar em ambientes com menos ventilação, mais quentinhos, o que também facilita a propagação de vírus e bactérias que podem causar inúmeras doenças, entre elas gripe, resfriados, amidalite, bronquite e sinusite, entre outras.

Essas doenças causam sintomas desagradáveis, alteram a rotina no trabalho, levando à faltas, e ainda pesa no bolso com o gasto com medicações. Portanto, todo cuidado é pouco, sobretudo com crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, que tem a imunidade comprometida. "Caso essas doenças da estação não sejam cuidadas, podem evoluir para pneumonias e pioras dos quadros de enfisema pulmonar com alto risco de morte", ressalta o cirurgião torácico do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, Guilherme Dalle Vedove Barbosa.

O mais indicado para a prevenção das doenças é uma boa alimentação, hidratação, prática de atividades físicas, boa noite de sono para fortalecer o corpo, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro. "Lembrar sempre do que nos diziam nossas avós e evitar exposição excessiva ao frio. Nas pessoas portadoras de alergias respiratórias ou doenças pulmonares, é preciso supervisão médica frequente, tratamento precoce dos sintomas e vacinação", afirma Barbosa.

Em casos de sintomas de alguma doença, o correto é procurar um médico para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o melhor tratamento. Não é recomendada a automedicação. "Pessoas que sofrem com rinites, bronquites e as sinusopatias precisam ter uma cautela maior. Em um subgrupo específico, a baixa temperatura piora muita os sintomas dessas doenças", conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores