Crimes virtuais dão prejuízo ao e-commerce no Brasil

Perdas aumentaram 72% em 2018; país é o terceiro pior colocado em ranking mundial

por Nataly Simões qua, 29/05/2019 - 16:03

As fraudes foram responsáveis por um aumento de 72% no prejuízo do e-commerce (negócios online) do Brasil em 2018, de acordo com pesquisa realizada pelo Serasa. O país ficou em terceiro lugar no ranking mundial do levantamento, atrás apenas dos Estados Unidos (80%) e Reino Unido (76%).

O Brasil está ainda17 pontos acima da média global da pesquisa, que é de 55%, envolvendo 21 países que registraram aumento de perdas relacionadas a crimes virtuais no ano passado.

A maioria dos prejuízos ocorreram por meio de ataques de origem e de tomada de controle, ambos considerados danosos à reputação das marcas. Segundo o levantamento, isso pode ser o resultado das fraudes migrando de terminais de cartões para canais móveis e online, desde a adoção dos cartões com chip.

Além das perdas, mais de dois terços dos negócios em todos os países mostraram crescimento da preocupação com as fraudes. Por outro lado, 91% dos consumidores adquiriram bens e serviços pela internet no ano passado. Em todo o mundo, 74% dos compradores apontaram a segurança como o fator mais importante durante uma experiência online. No Brasil, esse índice é ainda maior (84%).

COMENTÁRIOS dos leitores