Pernambuco recebe 250 aves resgatadas do tráfico

Esse será o maior repatriamento da história do centro de triagem pernambucano

qui, 04/07/2019 - 08:58
Divulgação/CPRH/Arquivo Aves serão libertadas no Sertão de Pernambuco Divulgação/CPRH/Arquivo

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) receberá, nesta quinta-feira (4), 250 pássaros silvestres de diversas espécies. Mais de 90% desses bichos foram resgatados em ações das polícias Civil e Militar de São Paulo de combate ao tráfico de animais silvestres.

Esse será o maior repatriamento da história do centro de triagem. Estão no grupo 123 galos-de-campina, 68 papa-capins, 25 concrizes e um pintassilgo-do-Nordeste, este último ameaçado de extinção.

Todos os animais são do bioma Caatinga e virão do sudeste após período de acompanhamento nos centros de triagem das prefeituras de São Paulo e Barueri-SP. Acomodadas em caixas apropriadas, com frutas e água, as aves virão em voo Congonhas/Recife, com saída de São Paulo às 9h45 e previsão para desembarque às 13h.

No Cetas Tangara, as aves passarão por novo período de acompanhamento. Em seguida, serão soltas no Sertão pernambucano em data a ser definida.

Em março, no primeiro repatriamento do ano, o Centro de Triagem da CPRH recebeu 186 animais encaminhados pelo Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET), do Governo de São Paulo. Foram 165 aves de espécies da Caatinga e da Mata Atlântica do Nordeste e 21 iguanas. As iguanas ganharam de volta a liberdade ainda em março. Já as aves da caatinga serão soltas na próxima semana, no Sertão de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores