São Cristóvão, o protetor dos motoristas e peregrinos

Conheça as histórias de pessoas que recorreram ao santo e foram atendidas

qua, 24/07/2019 - 17:10

Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia de São Cristóvão, o santo católico que é considerado o padroeiro dos motoristas e dos peregrinos no Brasil. Na data, as igrejas que o têm como patrono costumam realizar missas comemorativas e abençoar motoristas e veículos.

Uma dessas celebrações acontece na capital paulista, na Paróquia de São Cristóvão. Segundo o padre responsável pela igreja, por ano, milhares de fiéis levam seus carros para benzer. “O número de devotos cresce a cada ano, muitos vêm até a igreja no dia do santo para pedir a benção nos veículos, além dos caminhoneiros, taxistas e carros de passeios, algumas viaturas oficiais da polícia militar, guarda civil, corpo de bombeiro e ambulâncias também procuram a proteção”, afirma padre João Benedicto Villano, 83 anos, que é pároco na igreja há 14 anos.

Segundo a tradição da igreja, Cristóvão quer dizer “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”. “Ele era conhecido por transportar as pessoas nas costas, de um lado para outro em um rio, perto da Síria. Um dia, enquanto ele transportava uma criança achou estranho como ela era pesada e, quando chegou ao outro lado do rio, ele falou para a criança ‘você é a pessoa mais pesada que eu carreguei até hoje, parece até que eu carreguei o mundo’, e o pequeno então disse a ele ‘você não carregou o mundo, mas sim o Senhor do mundo’. Daí surgiu o nome Cristóvão”, conta padre João.

O analista de contas médicas Leandro Aparecido de Carvalho, 43 anos, participa da benção dos carros na Igreja de São Cristóvão há 18 anos. Ele se lembra do dia em que, graças ao santo, ele e sua família se livraram de um terrível acidente. “Sou de Jales, interior de São Paulo, e moro na capital há 24 anos. Em 1999 estávamos voltando de lá, eu, minha esposa e uma cunhada, grávida de sete meses. Na rodovia, o carro que eu dirigia perdeu o freio e quase batemos no veículo da frente. Quando vi que iríamos bater puxei o freio de mão e o carro começou a rodopiar no meio da pista, ficamos virados na contramão. Foi um grande susto e graças à proteção de São Cristóvão não aconteceu nenhum arranhão em ninguém. No volante é preciso ter fé e prudência sempre”, conta.

Leandro de Carvalho e sua família em uma das viagens| Foto: Acervo Pessoal 

 

O taxista José Maria de Lima, 71 anos, trabalha como motorista há 25 anos em Guarulhos, na Grande São Paulo, e não costuma participar da benção dos veículos mas, antes mesmo de entrar para a profissão já tinha devoção ao santo. “Eu já sofri dois assaltos e o Pai (Jesus), junto com São Cristóvão, me deram livramento. Eu só tenho a agradecer”, diz o profissional, que complementa: “Dúvida eu tenho de tudo, menos do celestial”.

Apesar de não ser católico praticante, Lima diz que sempre pede proteção a São Cristóvão para que vá e volte para casa em paz.

 

Serviço

Bênção dos automóveis - Paróquia de São Cristóvão

Onde: Avenida Tiradentes, 84 – Luz – SP

Benção dos veículos: das 6h às 19h30

Quando: 25 de julho

 

COMENTÁRIOS dos leitores