Sarampo aumenta em Pernambuco e atinge 14 casos

Em 2018, quatro casos de sarampo já haviam sido confirmados no Estado

por Victor Gouveia qua, 11/09/2019 - 09:20
Divulgação/ SES A morte de um bebê de sete meses no Agreste, reforça a necessidade de imunização vacinal Divulgação/ SES

O surto de sarampo se alastra em Pernambuco e atinge sobretudo a região Agreste. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a última sexta-feira (6) foram 14 casos confirmados, em pacientes com idades até 22 anos. O óbito de um bebê, de sete meses, reforça a imunização vacinal entre os seis e 11 meses -o perfil representa 68 mil crianças em todo Estado.

Em 2018, apenas quatro casos de sarampo foram confirmados em Pernambuco. Neste ano, o município de Taquaritinga do Norte lidera o ranking com cinco, dentre eles um óbito; Recife registrou três casos; Caruaru também somou três confirmações da doença; as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Frei Miguelinho e Vertentes, encerram a lista e, juntas, somam três pacientes com sarampo.

O Programa Estadual de Imunização reforça a aplicação da vacina tríplice viral, que além do sarampo, combate caxumba e rubéola. Desde janeiro, os postos de saúde do Estado foram abastecidos com 685 mil doses da vacina, informa a SES. Pessoas que não tomaram a segunda dose também devem se imunizar.

COMENTÁRIOS dos leitores