Farmácias fazem campanha por cuidados com hipertensão

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem diariamente em decorrência da hipertensão ou causas relacionadas

qua, 18/09/2019 - 20:36

 Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem diariamente em decorrência da hipertensão ou causas relacionadas. A doença acomete 24,7% da população brasileira, mas, entre aqueles que ainda não chegaram aos 70 anos, ela pode ser evitada em 37% dos casos. É neste contexto que a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), aproveitando o mote do Dia Coração- no dia 29 de setembro-, inicia uma campanha de medições gratuitas de pressão arterial, entre os dias 23 e 27 de setembro. Ao todo, mais de mil estabelecimentos participarão da ação.

Os serviços clínicos nas drogarias são amparados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, mais de 2,9 mil farmácias em 350 municípios oferecem atendimentos clínicos. Nos próximos meses, outras ações voltadas para revisão de medicação, diabetes e uma campanha de prevenção de câncer de pele estão programadas para acontecer.

COMENTÁRIOS dos leitores